CAPACITAÇÃO

SEFA e DIREF realizam Workshop sobre Operações de Crédito Externo

O evento teve por finalidade familiarizar os participantes com os processos de financiamento externo
Publicada em: 14/09/2023 11:51
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Myrea Calazans
Edição: Agência Força Aérea

O Comando da Aeronáutica (COMAER), por meio da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) e da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica (DIREF), realizou o Workshop sobre Operações de Crédito Externo no Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF), na terça-feira (12/09). O evento teve a finalidade de atualizar gestores e familiarizar os demais setores da Administração Pública com os processos de estruturação e gestão das Operações de Crédito Externo (OCE) no COMAER.

O Secretário da SEFA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, destacou a importância dessa atividade no âmbito do Comando da Aeronáutica. “Nós buscamos financiamentos externos não só para comprar, mas para desenvolver. Quando falamos em desenvolvimento, nos referimos à projetos de longa duração, muitos com mais de dez, quinze ou vinte anos. Um exemplo é o KC-390 Millennium, um projeto que tem grande parte dos recursos voltados para a fase de desenvolvimento”, pontuou.

Entre outras apresentações, o Chefe da Seção de Parcerias Estratégicas do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Coronel Intendente Diógenes Lima Neto, palestrou sobre os aspectos negociais das operações de crédito, reafirmou a importância do evento para as Forças Armadas. “Os grandes projetos de defesa e da Força Aérea Brasileira são financiados ou obtidos por financiamento externo, por isso é fundamental que estejamos atualizados quanto às regras que norteiam os processos”, disse.

Ao final, o Diretor de Economia e Finanças daAeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Edson Fernando da Costa Guimarães, destacou a relevância do evento e agradeceu pela presença dos participantes. “Agradeço a presença de todos e espero que esse Workshop tenha sido uma pequena semente de mudança para novas ações”, finalizou.

Na ocasião, também estiveram presentes integrantes do Ministério da Defesa (MD); do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO); da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB); da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Banco Central do Brasil (BACEN); além de representantes do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e da Consultoria Jurídica Adjunta do Comando da Aeronáutica (COJAER).

Fotos: Sargento Viegas / CECOMSAER